Você já deve ter se perguntado qual é o tipo de adesivo para usar em seu produto, ou talvez já tenha tido alguma experiência ruim ao não usar o adesivo adequado.

Estamos há 7 anos no ramo de gráfica rápido, e praticamente todos os dias temos clientes com essa mesma dúvida, então vamos tentar explicar um pouquinho de cada tipo de adesivos, e hoje vamos começar com os adesivos de papeis e suas utilizações.

adesivo de papel, é mais usado e é mais acessível dentre todos os tipos de adesivos, e existem diversos tipos de adesivos de papel, como: Adesivo fosco (parecido com o papel sulfite), adesivo Glossy, (mais conhecido como adesivo fotográfico) e os adesivos em papel couchê fosco, e papel couchê brilho.

As principais indicações para o adesivo de papel são criações de rótulos, etiquetas, lembrancinhas, encapar cadernos e agendas, adesivos para fechamentos de envelopes e uma centena de outros produtos.

VANTAGENS E DESVANTAGENS:

  • Adesivo fosco (sulfite)
    Tipo de Impressão: Impressora Laser e Jato de Tinta;
    Vantagem: O baixo custo é a melhor vantagem deste adesivo;
    Desvantagem: No contato com um simples pingo de água ou qualquer outro líquido o adesivo pode vir a borrar ou até mesmo desmanchar.
  • Adesivo Glossy (fotográfico)
    Tipo de Impressão: Impressora Jato de Tinta;
    Vantagem: Cores mais vivas, Se a qualidade de impressão for boa, esse tipo de papel pode superar suas expectativas;
    Desvantagem: Mas nem tudo são flores, o custo do papel é relativamente alto, e por ser um papel de superfície lisa, a tinta com o tempo acaba desbotando, e você terá imagens ou fotos amareladas ou rosadas, até sumir por completo com o passar do tempo.
  • Couchê Adesivo (fosco ou brilho)
    Tipo de Impressão: Impressora Laser e Offset
    Vantagem: Qualidade de impressão, cores vivas, não borra e nem desmancha com pingos d’água ou umidade;
    Desvantagem: O custo desse adesivo é próximo ao do adesivo Glossy;

Conforme nossas experiências, hoje trabalhamos apenas com os adesivos de papel couchê, apesar de terem um custo um pouco mais elevado em comparação aos outros adesivos citados acima, nós da Max Public, podemos garantir a qualidade na impressão e em sua durabilidade. Porém é válido deixar claro que mesmo o adesivo couchê não borrar com respingos ou umidades, eles não tem a resistência necessária para certas aplicações, como por exemplo: na utilização de rótulos de embalagens que serão lavadas, reutilizadas ou que ficarão em áreas externas.

A regra geral é bem simples: adesivos de papel são mais recomendados para utilização interna e para pequenos itens que não necessitem de muita resistência mecânica, como os fotoprodutos, presentes ou lembrancinhas.

Se você precisa de adesivos de alta durabilidade, fique ligado, pois falaremos deles em breve.