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O que é SEO on Page e como fazer corretamente?

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o que e seo on page e como fazer corretamenteO SEO possui diversas divisões e uma das principais é o SEO on Page. SEO on Page é a área do SEO que visa estudar técnicas que tem como objetivo, como o próprio nome já diz, otimizar os elementos de uma página de um site ou blog, com o intuito de para melhorar a sua classificação nos motores de busca. Estas técnicas inclui otimizar o conteúdo da página em si, a estrutura e a organização do conteúdo, bem como a usabilidade e a experiência do usuário. Alguns exemplos de elementos de SEO on Page incluem títulos de página, descrições de meta, palavras-chave, cabeçalhos, imagens e links internos. Neste artigo vamos falar um pouco destes técnicas e para que servem, além disso abordaremos as áreas principais que precisam ser otimizadas nas suas páginas.

Sumário

Para que serve o SEO on Page?

Antes de mais nada, vamos entender para que serve o SEO on Page. O objetivo do SEO on Page é tornar o conteúdo do seu site e do seu blog mais fácil de entender para os motores de busca, para que assim que eles possam entender melhor do que se trata e classificá-lo de forma mais eficiente e relevante para os usuários ao realizarem suas pesquisas. Entretanto o SEO on Page não é voltado apenas para os mecanismos de busca, mais também tem o objetivo de melhorar a experiência do usuário ao navegar no seu site, tornando-o mais fácil de usar e gerando uma maior conexão e consequentemente maior engajamento.

A Velocidade é importante para o SEO on page?

A Velocidade é importante para o SEO on page Velocidade é um fator muito importante para o SEO on page. O tempo de carregamento da página é um sinal de relevância e qualidade para os motores de busca. Além de que se uma página demora para carregar os seus visitantes podem não esperar aumentando a taxa de rejeição. Com isso páginas mais lentas podem ser deixadas para trás nas classificações de pesquisa pois os mecanismos de busca enxergam que o tempo de carregamento da página afeta a experiência do usuário. Logo um site ou um blog que não se preocupa com a velocidade poderá estar recebendo menos tráfego e por consequência disso menos conversões. A seguir, veja algumas coisas que você pode fazer para otimizar a velocidade de carregamento do seu site e do seu blog:

  1. Otimizar imagens: As imagens grandes podem afetar o tempo de carregamento da página. É importante otimizar imagens reduzindo seu tamanho e usando formatos de imagem mais eficientes, como JPEG ou PNG. preferencialmente utilize um plugin profissional de otimização de imagens e opte pelo formato de última geração “webp”.
  2. Minimizar o uso de plugins e widgets: Plugins e widgets trazem muitos recursos úteis para o site ou blog, mas em contrapartida, o uso excessivo destes recursos, afetam o tempo de carregamento da página. Por isso você deve minimizar o uso de plugins e widgets desnecessários para assim, melhorar o tempo de carregamento.
  3. Usar um CDN: Um Content Delivery Network (CDN) é um sistema de entrega de conteúdo que distribui o conteúdo de um site para servidores em vários locais. Isso pode ajudar a reduzir o tempo de carregamento da página para usuários que estão distantes do servidor principal do site. O uso de CDNs é ideal para aqueles sites que tem muito tráfego e principalmente quando este trafego vem de varias localizações.
  4. Otimizar a estrutura do código: A estrutura do código das páginas afeta diretamente o tempo de carregamento, por isso ter uma estrutura do código otimizada é crucial para um bom desempenho. Você pode usar ferramentas e plugins para comprimir (minify) o código HTML, CSS e JavaScript e consolidar arquivos de código em um único arquivo, além disso estas ferramentas são capazes de organizar a sequencia de carregamento destes códigos, para que a página fique disponível o mais rápido possível para o visitante. Um dos melhores mais usados para esta função é o WP Rocket.

Estes são semente alguns dos itens mais importantes que você precisa levar em consideração para ter uma site ou um blog bem otimizado. Lembre-se que tudo se baseia na experiência do seu usuário (visitante).

Quais os Tópicos mais importantes do SEO on Page?

Quais os Tópicos mais importantes do SEO on Page Além do que vimos anteriormente, é bom que seu conteúdo também esteja bem otimizado e sempre muito claro para que nem os mecanismos de busca nem seus visitantes fiquem perdidos. Veja alguns exemplos de elementos de SEO on Page que você precisa se preocupar ao otimizar em uma página do seu site ou do seu blog:

  1. Título da página: O título da página é importantíssimo, pois é a primeira coisa que os usuários veem quando fazem uma pesquisa nos motores de busca. Lembre-se de incluir a palavras-chave relevante ao seu conteúdo no título da página para ajudar os motores de busca a entenderem o conteúdo da página.
  2. Descrição de meta: A meta descrição é nada mais do que uma breve resumo do conteúdo da página, diferente do excerpt (Resumo) que é o texto que aparece no seu blog, a Meta Descrição aparece nos resultados da pesquisa, logo abaixo do título. Você também deve incluir a palavras-chave do seu conteúdo na meta descrição para ajudar ainda mais aos mecanismos de busca entenderem do que se trata seu conteúdo. Além disso é a Meta Descrição que vai fazer os usuários decidirem se vão clicar para ler o seu artigo ou seu conteúdo.
  3. Palavras-chave: As palavras-chave são termos que ajudam aos mecanismos de busca entenderem para quem eles vão mostrar o seu conteúdo, por isso faz parte do SEO on Page fazer um bom planejamento de palavras chames e temas relevantes para o seu conteúdo. Ao escrever seu conteúdo lembre-se de usar sua palavra-chave foco com naturalidade mais com frequência, usando também sinônimos e variações no plural. Dessa forma os motores de busca vão entender melhor o assunto chave do seu conteúdo.
  4. Tópicos: Como já dito anteriormente a estrutura do texto é fundamental, organizar seu conteúdo em uma sequencia lógica e bem dividida vai torna-lo mais fácil de entender não só pelos buscadores como pelos seus leitores. E ai que entram os tópicos. Os Tópicos são usados ​​para dividir o conteúdo em seções lógicas e ajudam os usuários a entender a estrutura do conteúdo. É importante incluir palavras-chave relevantes nos cabeçalhos, sem exagero, para ajudar os motores de busca a entender o conteúdo da página. Lembre-se que o ideal é que cada tópico se conecte um com outro gerando um fluxo de leitura agradável e lógico.
  5. Imagens: As imagens auxiliam na experiência do usuário, deixando os textos mais agradáveis, textos logos tendem a ser cansativos e o uso das imagens vai torna-lo mais leve dando uma pausa na leitura. Lembre-se que otimização tem tudo haver com SEO on Page, Logo saber otimizar suas imagens é crucial, pois elas auxiliam os motores de busca a entender o seu conteúdo, por isso use sempre as tags ALT da imagem para identificar do que ela trata. Inclua também sempre que possível descrição na imagem e use palavras-chave relevantes nos nomes de arquivo.
  6. Links internos: Os links internos, como o próprio nome já diz são links que levam o usuário para outras páginas do mesmo site ou blog. O uso dos links internos, gera uma fluidez na navegação e ajuda não só aos visitantes a ver conteúdos complementares como também mostra aos mecanismos de busca como seu conteúdo esta estruturado e organizado. Além disso ao criar links internos você esta passando autoridade de página atual para as páginas que você esta criando a ligação. Procure incluir as palavras-chave relevantes nos textos de ancoragem dos links internos, para que os mecanismos de busca compreendam melhor o que é este conteúdo sendo referenciado.

Links quebrados podem Prejudicar meu Site/Blog?

Links quebrados podem Prejudicar meu SiteBlog O cuidado com a estrutura do seu site ou do seu blog é importantíssimo, muitas pessoas não se preocupam com um simples link quebrado, mais o que muitos não sabem, é que estes links quebrados (ou links mortos) podem prejudicar o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa. Saber cuidar dos links quebrados é um ponto chave no SEO on Page do seu site ou blog. Isso ocorre porque os links quebrados podem impedir que os motores de busca rastreiem corretamente o seu conteúdo, afetando negativamente o ranqueamento do seu site e a experiência do usuário. veja alguns problemas comuns que podem atingir seu site ou blog se tiver muitos links quebrados:

  • Erros de rastreamento: Como dito anteriormente, os links quebrados podem impedir que os motores de busca rastreiem corretamente o seu site, o que vai afetar negativamente o ranqueamento do seu site. pois para os mecanismos de busca o seu site não vai fornecer uma boa experiência para o seu usuário.
  • Baixa experiência do usuário: Pode ser redundante, mais é importante dizer que os links quebrados não são só mal vistos pelos mecanismos de busca, mais pelos seus usuários também. O excesso de links quebrados vai criar uma experiência ruim para os seus visitantes, já que eles podem ser levados a páginas não encontradas ou erros, com isso os visitantes saem do seu blog ou site e consequentemente aumenta a sua taxa de rejeição. Logo não deixe links quebrados. se um conteúdo não existe mais redirecione o mesmo para conteúdo similar ou para a página inicial do seu site.
  • Redução do tráfego: Parece óbvio, mais links quebrados nos resultados de buscas para páginas indexadas que são excluídas e não são redirecionadas,  vão gerar uma péssima experiência para os seus  visitantes ao acessarem o seu conteúdo, logo os mecanismos de busca vão começar a notar que seu conteúdo não gera uma boa experiência para o usuário e isso leva a uma redução no tráfego recebido.
  • Prejuízo na autoridade do site: os links quebrados também podem afetar negativamente a autoridade do seu site, já que estes links estrão passando autoridade para conteúdos mortos, e não vão mais contribuir para o fluxo de navegação do seu conteúdo.

Como dito SEO on Page não é só se preocupar com conteúdo mais com a estrutura, pois ela influencia diretamente a experiência do usuário. Logo para evitar problemas estes e outros problemas causados por excesso de links quebrados, você deve monitorar regularmente o seu site ou blog para identificar e corrigir quaisquer links quebrados existente. Claro que você pode fazer isso manualmente, verificando cada página individualmente, ou usando ferramentas de verificação de links quebrados, como o Google Search Console ou o Ahrefs. Ao encontrar links quebrados, você precisa corrigi-los ou redirecioná-los para páginas relevantes no seu site para garantir que os visitantes e os motores de busca possam continuar com a fluidez na navegação ou se não tiver mais o conteúdo redirecione para a página home.

Conclusão

Para se tornar um Especialista em SEO, é crucial que você tenha um bom conhecimento de SEO on Page, otimizações de Conteúdo e de Página. O SEO on Page é tão ou mais importante que o SEO off Page, pois é ele que mais vai influenciar como os robôs dos buscadores, ao interpretarem seu conteúdo, vão classifica-lo. Por isso é importante que você nunca descuide da SEO on Page do seu blog, mantendo uma estrutura confiável, seus plugins e temas sempre atualizados, seus conteúdos otimizados e use as ferramentas certas para te auxiliar no seu trabalho.

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Este artigo O que é SEO on Page e como fazer corretamente?, é foi referenciado anteriormente no blog Especialista em SEO

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