Você está visualizando atualmente Como cultivar manjericão em vaso pequeno para usar em diversas receitas

Como cultivar manjericão em vaso pequeno para usar em diversas receitas


Como cultivar manjericão em vaso pequeno

Você sabia que o manjericão é uma das ervas mais populares e versáteis da culinária? Ele pode ser usado para temperar saladas, molhos, sopas, massas, pizzas, carnes, peixes, e muito mais. Além de ser saboroso, o manjericão também tem propriedades medicinais, como anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana, e calmante.

Mas você não precisa comprar o manjericão no mercado ou na feira, você pode cultivar o seu próprio manjericão em casa, mesmo que você tenha pouco espaço. Então, neste artigo, vamos te ensinar como cultivar manjericão em vaso pequeno, de forma simples, prática e econômica.

Sumário

Como cultivar manjericão em vaso pequeno: como escolher o vaso e o local para o manjericão

O primeiro passo para cultivar manjericão em vaso pequeno é escolher o vaso e o local adequados para a planta. O vaso deve ter pelo menos 15 cm de diâmetro e 20 cm de profundidade, para que as raízes do manjericão tenham espaço suficiente para se desenvolver. Ele também deve ter furos na parte inferior, para facilitar a drenagem da água. Você pode usar vasos de plástico, cerâmica, metal, ou até mesmo reciclar garrafas pet.

O local onde você vai colocar o vaso deve ser bem iluminado, pois o manjericão precisa de pelo menos 4 horas de sol direto por dia. O ideal é que o vaso fique em uma janela voltada para o leste ou o oeste, onde o sol é mais ameno. Evite colocar o vaso em locais muito quentes, ventosos, ou úmidos, pois isso pode prejudicar o crescimento e a saúde do manjericão.

Como plantar e cuidar do manjericão em vaso pequeno

O segundo passo para cultivar manjericão em vaso pequeno é plantar e cuidar da planta. Você pode comprar mudas de manjericão em lojas de jardinagem, ou fazer suas próprias mudas a partir de sementes. Para plantar as mudas, você vai precisar de um substrato rico em matéria orgânica, como terra vegetal, húmus de minhoca, ou composto orgânico. Adicione um pouco de areia ou cascalho, para melhorar a aeração e a drenagem do substrato.

Em seguida, para plantar as mudas, você deve preencher o vaso com o substrato até uns 3 cm da borda, e fazer um buraco no centro, onde você vai colocar a muda. A muda deve ficar bem firme, mas sem apertar demais o substrato. Depois, você deve regar bem o vaso, até que a água saia pelos furos. Você pode plantar uma ou mais mudas no mesmo vaso, desde que elas tenham um espaço de pelo menos 10 cm entre elas.

Por fim, para cuidar do manjericão em vaso pequeno, você deve regar a planta sempre que o substrato estiver seco, mas sem encharcar. O ideal é regar o manjericão pela manhã ou à tarde, evitando o horário do meio-dia, quando o sol é mais forte. Você também deve podar o manjericão regularmente, retirando as folhas velhas, secas, ou doentes, e as flores, que consomem a energia da planta. A poda estimula o crescimento de novos ramos e folhas, e mantém o manjericão mais bonito e saudável.

Quais são as dúvidas comuns sobre o cultivo de manjericão em vaso pequeno?

Algumas dúvidas comuns que as pessoas têm sobre o cultivo de manjericão em vaso pequeno são:

  • Como fazer o manjericão durar mais tempo? O manjericão é uma planta anual, que tem um ciclo de vida de cerca de um ano. Para fazer o manjericão durar mais tempo, você pode replantar a planta a cada seis meses, usando novas mudas. Você também pode colher e conservar as folhas de manjericão, secando-as ao sol, congelando-as em saquinhos, ou fazendo molhos, pestos, ou conservas.
  • Quais são as pragas e as doenças que podem afetar o manjericão? O manjericão é uma planta resistente, que não costuma sofrer com muitas pragas e doenças. No entanto, alguns insetos, como pulgões, cochonilhas, e lagartas, podem atacar as folhas e os caules do manjericão, sugando a seiva e causando deformações, manchas, ou furos. Algumas doenças, como fungos, bactérias, e vírus, também podem afetar o manjericão, causando murchas, amarelecimentos, ou apodrecimentos. Para prevenir e combater esses problemas, você deve manter o manjericão bem cuidado, regando-o na medida certa, podando-o regularmente, e usando produtos naturais, como sabão de coco, alho, ou pimenta, para repelir ou eliminar os invasores.

Use em diversas receitas

Cultivar manjericão em vaso pequeno é uma forma fácil e divertida de ter uma erva fresca e aromática à sua disposição e fazer diversas receitas e temperar saladas, molhos, sopas, massas, pizzas e carnes.

Siga Receitinhas da Vovó Ana no Google Notícias e receba as melhores receitas que estão bombando no momento em primeira mão.

Veja também outras deliciosas receitas:

Veja mais receitas rápidas e práticas

Compartilhe nosso conteúdo!!

Quantas estrelas ⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ⭐esta receita merece?

Esta publicação Como cultivar manjericão em vaso pequeno para usar em diversas receitas foi referenciada pela primeira vez no blog Receitinhas da Vovó Ana.

Visited 5 times, 1 visit(s) today