Você está visualizando atualmente Como os Sinais Sociais podem ajudar no SEO e te levar a 1ª página?

Como os Sinais Sociais podem ajudar no SEO e te levar a 1ª página?

  • Categoria do post:Artigos / SEO

como os sinais sociais podem ajudar no seo e te levar a 1a paginaO SEO é uma parte crucial de qualquer estratégia de marketing digital, entretanto, é muito comum os Especialistas em SEO, se concentram apenas nas táticas tradicionais, como palavras-chave e link building. No entanto, os Sinais Sociais desempenham um papel extremamente importante na classificação de um blog ou de um site. Neste artigo, vamos explorar como os sinais sociais afetam o SEO e dar-lhe dicas e estratégias para aumentar a atividade social em seu site e melhorar sua classificação.

Sumário

O que são sinais sociais e como eles impactam o SEO

O que são sinais sociais e como eles impactam o SEO Os sinais sociais são assim chamados, por serem uma representação de qualquer interação que ocorra em suas redes sociais. Na prática sinais sociais tem tudo haver com engajamento, isso inclui compartilhamentos, curtidas, comentários e menções do seu conteúdo realizados pelos seus seguidores. Os mecanismos de busca, como por exemplo o Google, usam essas interações como mais uma forma de avaliar a qualidade e a relevância do seu conteúdo. Quanto mais interações sociais positivas o seu site tiver, maiores serão as chances dele subir o posicionamento nos resultados de pesquisa.

Por que os compartilhamentos sociais são importantes para o SEO

Por que os compartilhamentos sociais são importantes para o SEO Os compartilhamentos sociais são uma forma de indicar ao Google que o seu conteúdo é valioso e relevante. Quando alguém interagem com o seu conteúdo em uma rede social, os algoritmos entendem que seu conteúdo é relevante aquela pessoa e vem uma oportunidade de indicar para mais e mais pessoas com perfis parecidos. Logo são criados mais sinais sociais e quando os visitantes interagem compartilhando o seu conteúdo, estes compartilhamentos sociais criam backlinks aumentando a autoridade do seu site ou blog, o que é benéfico para o SEO. Estes backlinks são vistos de forma diferente, pois os buscadores interpretam eles com mais auto valor, logo o nome Sinais Sociais. Eles tem valor pois são realmente muito mais difícil de manipular, por isso é importante que eles sejam naturais e feitos por pessoas reais, seguidores e fâns reais do seu conteúdo.

Como as interações sociais afetam a classificação do seu site

Como as interações sociais afetam a classificação do seu site Como dito, esta interações sociais, como curtidas, comentários e principalmente compartilhamentos, são sinais para os buscadores de que o seu conteúdo tem valor e é relevante. Quanto mais interações sociais positivas o seu site tiver, maior vai ser o seu valor e maiores serão as chances dele aparecer mais alto nos resultados de pesquisa. Além disso, as interações sociais também criam oportunidades para novos usuários verem e interagirem com o seu conteúdo, o que pode levar a ainda mais interações sociais e melhor classificação e principalmente trazer mais tráfego qualificado para o seu conteúdo.

Como encontrar e monitorar os sinais sociais para o seu site

Como encontrar e monitorar os sinais sociais para o seu site Existem várias ferramentas e plataformas disponíveis para ajudá-lo a encontrar e monitorar os sinais sociais para o seu site. Algumas opções incluem o Google Analytics, o Hootsuite e o Buzzsumo. Essas ferramentas permitem que você veja quantas pessoas estão compartilhando e interagindo com o seu conteúdo nas redes sociais, bem como quais páginas e conteúdos estão gerando mais engajamento. O uso dessas ferramentas, vai ajudar a você identificar quais conteúdos estão funcionando bem e desta forma otimizar seus esforços para gerar ainda mais conteúdos complementares e consequentemente, gerar mais interações sociais. Lembre-se que conteúdos para gerar sinais sociais precisam ter qualidade acima de tudo, pois nada adianta um post que não gere nenhuma interação, basicamente é um peso morto.

Como aumentar o engajamento social para melhorar o SEO

Como aumentar o engajamento social para melhorar o SEO Podemos citar várias e várias maneiras de aumentar o engajamento social, vejamos algumas das melhores e mais usadas:

  • Compartilhamento: Compartilhar seu conteúdo nas redes sociais regularmente e incentivar os usuários a compartilhar também, usando sempre CTAs (Call to Action ou chamadas para ação).
  • Botões e CTA: Inclua sempre botões de compartilhamento nas suas páginas, e redes sociais, como você quer compartilhamentos se você não diz como o visitante pode fazer?
  • Interaja: Sempre responder aos comentários e interagir com os seus usuários é fundamental, para qualquer rede social, mesmo os haters merecem uma resposta.
  • Fuja de Conflitos: Falando de haters, evite criar conflitos com eles, lembre-se eles são um mal necessário, até Jesus teve seus hates. Ter pessoas que não curtem seu conteúdo é bom pois mostra que você esta aparecendo e esta incomodando. deixe que com o tempo, fazendo um bom trabalho seus próprios seguidores vão te defender.
  • Conteúdo desejado: Outra diga é conteúdo comercial, a não ser que seja muito único e relevante as pessoas não compartilham. Criar conteúdo compartilhável e valioso que as pessoas desejam compartilhar com os amigos, conteúdos que agreguem valor, mesmo que no final você crie uma CTA, o importante é que seu conteúdo faça a diferença para seu leitor.

Siga estas dicas para começar e assim você vai aos poucos crescendo suas redes sociais e ganhando mais  e mais interações, aumentando assim seus sinais sociais.

Como integrar o SEO e as estratégias de mídia social para otimizar o desempenho

Como integrar o SEO e as estratégias de mídia social para otimizar o desempenho O que muitos não sabem é que integrar suas estratégias de SEO a sua estratégia de mídia social é uma ótima maneira de otimizar o desempenho e alcançar resultados ainda melhores gerando assim, mais Sinais Sociais. Algumas estratégias muito úteis que vão otimizar seus resultados são:

  • Palavras chaves: Adicionar as palavras-chave adequadas e relevantes nos títulos e descrições de suas postagens nas redes sociais, vai conectar o seu público com o que você deseja divulgar. seja certeiro no uso das palavras chaves corretas.
  • Backlinks: Inclua links para o seu site ou blog em suas postagens nas redes sociais, de preferência a fazer links para conteúdos complementares não qualquer conteúdo. tome cuidado pois muitas plataformas não gostam de que os seus usuários saiam para outros lugares, pois o negócio deles é manter o usuário dentro da sua própria plataforma. Logo tome cuidado para não fazer spam.
  • Promova: usar as mídias sociais para promover seus conteúdos com o objetivo de aumentar o engajamento é algo bem interessante, apesar de gerar um custo, patrocinar um conteúdo bem focado no seu público alvo pode aumentar os seus seguidores e seu engajamento. E em consequência disso dar um up nos seus Sinais Sociais.
  • Faça analise: Saiba que as maiorias das redes sociais possuem painéis de analise que te dão uma visão extremamente clara de como seus visitantes estão interagindo com seu conteúdo. Saber utilizar estas informações e saber analisar estes sinais sociais é crucial para tomar decisões de novos conteúdos e otimizar sua estratégia SEO.

Exemplos de grandes marcas que usam os sinais sociais para melhorar seus resultados

Como falamos anteriormente, existem muitas e muitas maneiras de otimizar nossas estratégias de geração de sinais sociais para otimizar nossos resultados, Grandes marcas estão usando muitas destas técnicas para melhorar o SEO e obter melhores resultados. O Mais interessante na internet é a democratização pois tudo que eles fazem é públicos e podemos aprender com eles seguindo exemplos de sucesso, veja alguns:

  • A Dell usa frequentemente suas mídias sociais para promover seus produtos e desta forma aumentar o engajamento dos seus seguidores, além de atrais novos seguidores o tempo todo. Em consequência, seus sinais sociais só aumentam.
  • A Hubspot usa as mídias sociais para compartilhar conteúdo, sempre focados em conteúdos valiosos e educativos, o que ajuda a ter uma boa retenção, aumentar o engajamento de seus seguidores, e com isso a gerar mais compartilhamentos, criando assim mais e mais backlinks para seu site.
  • A Coca-Cola, não tem nem como falar, uma das empresas mais antigas e experientes no engajamento de de seus consumidores, mesmo fora das redes sociais, suas campanhas publicitárias tendem a ser épicas. Mais claro que com as mídias sociais não podia ser diferente. A Coca-Cola pode ser considerada o mestre dos mestres na geração de Sinais Sociais, ao lançar suas campanhas de marketing as suas redes sociais são fundamentais uma verdadeira fábrica de engajamento. Fazendo sempre campanhas criativas e engajadoras, isso ajuda a aumentar a atividade social e a gerar muito buzz em torno de sua marca e seus produtos.

Esses são apenas alguns exemplos de como as grandes marcas estão usando sinais sociais para melhorar o SEO e obter resultados. Como disse o bom da internet é que você pode usar elas como exemplo e fazer o mesmo. É só implementar as estratégias e dicas discutidas neste artigo, você também pode aumentar a atividade social em seu site e melhorar sua classificação nos mecanismos de busca. Lembre-se de que o SEO é um processo contínuo e a longo prazo, é fundamental, sempre monitorar e otimizar sua estratégia com frequência e nunca descuidar, pois a concorrência esta ai batendo na sua porta ou melhor dizendo batendo nas posições logo atrás de você.

As 9 plataformas mais usadas para gerar sinais sociais

As 9 plataformas mais usadas para gerar sinais sociais A seguir temos uma listas das Rede Sociais mais famosas e mais usadas por profissionais de Marketing e Especialistas em SEO para aumentar os Sinais Sociais do seu Site ou Blog Facebook: É de longe a maior rede social do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente. É uma excelente plataforma para construir comunidades, compartilhar conteúdo e interagir com seus seguidores. O uso dos anúncios do Facebook também é uma excelente maneira de alcançar novos públicos e aumentar o engajamento. Twitter: Com cerca de 330 milhões de usuários ativos mensalmente, o Twitter é uma plataforma de microblogging que permite compartilhar atualizações curtas de até 280 caracteres. É uma excelente plataforma para compartilhar notícias e informações em tempo real, bem como para interagir com outros usuários e influenciadores. Instagram: Uma plataforma que cresceu assustadoramente e já a algum tempo foi comprada pela Meta (proprietária do Facebook), ela possui mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente. o Instagram é uma plataforma de compartilhamento de fotos e vídeos. E é uma excelente plataforma para compartilhar conteúdo visual e construir uma comunidade engajada. A função de histórias do Instagram também é uma excelente maneira de aumentar o engajamento e alcançar novos públicos. LinkedIn: Com mais de 700 milhões de usuários ativos mensalmente, o LinkedIn é uma plataforma de redes sociais profissionais. É uma excelente plataforma para construir relacionamentos com outros profissionais e negócios. Se usada com inteligência e de forma estratégica, o compartilhamento de conteúdo relevante para sua indústria pode te trazer muitos seguidores. Pinterest: Com mais de 250 milhões de usuários ativos mensalmente, o Pinterest é uma plataforma de compartilhamento de imagens e ideias que vem crescendo muito, É uma ótima para inspirar e guiar os usuários, especialmente no que diz respeito a moda, decoração, culinária e tendências. Se você tem conteúdos deste tipo não deixe de se envolver com esta rede social. Ela também pode gerar um aumentar o tráfego considerável para o seu site e gerar muitos bons backlinks. YouTube: Com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente, o YouTube é o maior site de compartilhamento de vídeos do mundo. Se você tem facilidade de produzir vídeos e conteúdos educativos, esta é de longe uma excelente plataforma para gerar engajamento criando tutoriais e conteúdo de entretenimento, além de ser uma ótima fonte de tráfego e gerar backlinks de qualidade. TikTok: Uma plataforma emergente que rapidamente atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente, o TikTok é uma plataforma de vídeos curtos que se tornou popular entre os jovens. Ele é uma excelente plataforma para criar conteúdo criativo, divertido e engraçado, e alcançar um público jovem e engajado. Snapchat: Com mais de 229 milhões de usuários ativos mensalmente, o Snapchat é uma plataforma de compartilhamento de fotos e vídeos que se destaca por sua natureza efêmera. Ele é uma excelente plataforma para compartilhar conteúdo exclusivo e divertido, especialmente para o público jovem. Reddit: Com cerca de 330 milhões de usuários ativos mensalmente, o Reddit é uma plataforma de discussão e compartilhamento de conteúdo, onde os usuários podem votar e comentar sobre diferentes tópicos. Ele é uma excelente plataforma para compartilhar conteúdo relevante e engajar com a comunidade e tem Sinais Sociais de alto valor.

Conclusão

Em resumo, os sinais sociais são uma parte importante do SEO, pois ajudam a aumentar a autoridade e a confiabilidade de um site. As plataformas de mídia social, como Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Pinterest, YouTube, TikTok, Google+, Snapchat e Reddit, são ótimas maneiras de gerar sinais sociais e aumentar o engajamento com seu público. Ao compartilhar conteúdo relevante e valioso, interagir com seus seguidores e promover sua marca nas plataformas de mídia social, você pode melhorar sua presença online e aumentar a visibilidade de seu site. Acima de tudo, é importante lembrar que os sinais sociais são apenas uma parte de um esforço de SEO completo. É importante também trabalhar em outras áreas, como criar e otimização de conteúdos de qualidade, link building e análise de dados para alcançar os melhores resultados. Nunca se esqueça de acompanhar as métricas e manter sempre estratégias de SEO atualizadas, otimizando seu conteúdo para as plataformas e conecta-los as mídia social, com isso você aumentar a visibilidade de seu site e alcançar uma audiência mais ampla. Como resultado, você pode esperar um aumento no tráfego, conversões e vendas para sua empresa. Concluindo, os sinais sociais são uma parte vital do SEO e devem ser incorporados em sua estratégia geral. Ao usar as plataformas de mídia social e compartilhar conteúdo valioso e engajador, você pode aumentar a autoridade e confiabilidade de seu site e melhorar sua presença online. O objetivo final é melhorar a visibilidade de sua marca e alcançar um público mais amplo, o que levará a mais tráfego, conversões e gerar mais vendas.

Leia Também estes artigos complementares

Dicas de SEO – Sacadas inéditas para te levar ao Topo! Blog O que é? Tudo o que você Precisa Saber e Tinha Medo de Perguntar! Como configurar seu Domíno no Google Search Console (GSC) Entendendo os arquétipos: a chave para um autoconhecimento profundo Como maximizar a Indexação de seus Artigos nos Mecanismos de Busca? Tudo sobre as Web 2.0 e as 70 Webs 2.0 mais usadas em SEO O que é SEO off Page e como fazer corretamente?

Veja também nossos tutoriais em vídeo

Prefere assistir vídeos a ler textos? então veja alguns dos últimos vídeos do nosso canal no YouTube: Especialista em SEO [arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=3LTo3GreI9g” title=”Como Configurar Corretamente o Google Search Console em 2023″ autoplay=”false” /]

Como Configurar Corretamente o Google Search Console em 2023

[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=NHb8q_Lfp1U” title=”Como Configurar Corretamente o Google Search Console em 2023″ autoplay=”false” /]

Como Configurar Corretamente o Google Analytics, em 2023

Este artigo Como os Sinais Sociais podem ajudar no SEO e te levar a 1ª página?, é foi referenciado anteriormente no blog Especialista em SEO

Visited 6 times, 1 visit(s) today