Você está visualizando atualmente Como plantar tomate grape para fazer deliciosas saladas orgânicas e saudáveis

Como plantar tomate grape para fazer deliciosas saladas orgânicas e saudáveis


como plantar tomate grape

Como plantar tomate grape. Você já pensou em cultivar seus próprios tomates grape em casa? Esses pequenos frutos vermelhos são deliciosos, nutritivos e fáceis de cuidar.

Além disso, você pode aproveitar os benefícios de ter uma horta orgânica e economizar dinheiro no supermercado. Neste artigo, vamos te ensinar como plantar tomate grape de forma simples e eficiente.

Sumário

Ingredientes de Como plantar tomate grape

O tomate grape é uma variedade de tomate que tem um formato alongado e um sabor adocicado. Ele pode ser consumido cru, em saladas, ou cozido, em molhos e assados. Portanto, para plantar o tomate grape, você vai precisar de:

  • Sementes ou mudas de tomate grape
  • Vasos ou canteiros com boa drenagem
  • Terra adubada
  • Água e regador
  • Tesoura de poda

Dicas e sugestões para plantar tomate grape

O primeiro passo é escolher se você vai plantar as sementes ou as mudas de tomate grape. As sementes podem ser compradas em lojas de jardinagem ou retiradas dos próprios frutos. Nesse caso, você deve lavar as sementes, secá-las bem e colocá-las em um recipiente com água por 24 horas. Depois, você deve semear as sementes em um vaso com terra úmida e cobri-las com uma fina camada de terra. Mantenha o vaso em um local aquecido e iluminado, mas sem sol direto. Regue diariamente, sem encharcar, até que as sementes germinem.

As mudas podem ser compradas prontas ou transplantadas de outro vaso. Nesse caso, você deve escolher mudas saudáveis e vigorosas, com cerca de 15 cm de altura. Você deve transplantar as mudas para um vaso maior ou para um canteiro, deixando um espaço de 30 cm entre elas. Faça um buraco na terra, coloque a muda e cubra com terra, apertando levemente. Regue bem após o transplante.

O segundo passo é cuidar das plantas de tomate grape. Regue regularmente, mantendo a terra úmida, mas não encharcada. Adube a terra a cada 15 dias com um adubo orgânico, como esterco ou húmus de minhoca. Você deve podar as plantas, retirando os ramos laterais que nascem na axila das folhas, para que a planta se concentre na produção dos frutos. Você deve também retirar as folhas secas ou doentes, para evitar pragas e doenças.

O terceiro passo é colher os frutos de tomate grape. Colha os frutos quando eles estiverem maduros, com uma cor vermelha intensa e brilhante. Você pode colher os frutos individualmente ou em cachos, cortando-os com uma tesoura de poda. Você deve consumir os frutos logo após a colheita ou guardá-los na geladeira por até uma semana.

Como plantar tomate grape

Você pode ter algumas dúvidas sobre como plantar tomate grape. Aqui estão algumas das mais frequentes:

  • Onde plantar tomate grape? Você pode plantar tomate grape em vasos ou canteiros, desde que tenham uma boa drenagem e recebam sol pleno ou meia sombra. Os vasos devem ter pelo menos 30 cm de diâmetro e 40 cm de profundidade. Os canteiros devem ter pelo menos 20 cm de altura e estar afastados de outras plantas que possam competir por nutrientes ou água.
  • Como proteger as plantas de tomate grape de pragas e doenças? Você deve manter as plantas de tomate grape saudáveis e bem cuidadas, regando, adubando e podando regularmente. Você deve também evitar o excesso de umidade, que pode favorecer o aparecimento de fungos e bactérias. Você deve inspecionar as plantas periodicamente e retirar as folhas ou frutos afetados por pragas ou doenças. Você pode usar inseticidas ou fungicidas naturais, como calda de fumo ou calda bordalesa, para combater os invasores.

Em resumo, plantar tomate grape é uma atividade divertida e gratificante, que pode trazer muitos benefícios para a sua saúde e para o seu bolso. Com poucos materiais e cuidados básicos, você pode ter uma horta de tomate grape em casa e colher frutos deliciosos e nutritivos.

Portanto, esperamos que este artigo tenha te ajudado a aprender como plantar tomate grape de forma simples e eficiente. Agora é só colocar a mão na massa e aproveitar os resultados! Boa sorte!

Siga Receitinhas da Vovó Ana no Google Notícias e receba as melhores receitas que estão bombando no momento em primeira mão.

Veja também outras deliciosas receitas:

Veja mais receitas rápidas e práticas

Compartilhe nosso conteúdo!!

Quantas estrelas ⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ⭐esta receita merece?

Esta publicação Como plantar tomate grape para fazer deliciosas saladas orgânicas e saudáveis foi referenciada pela primeira vez no blog Receitinhas da Vovó Ana.

Visited 9 times, 1 visit(s) today