Você está visualizando atualmente Plantas Pendentes para Varanda

Plantas Pendentes para Varanda

  • Categoria do post:Jardinagem / RDA

plantas pendentes para varanda, fuchsia

As varandas podem ser o espaço ideal para você que ainda não tem plantas em casa. Mesmo varandas pequenas não são desculpa para uma decoração baseada no verde. As plantas pendentes para varanda são ótimas opções tanto para quem tem pouco espaço, ou simplesmente para quem deseja adicionar mais verde ao ambiente. Aliás, elas podem ser cultivadas tanto em vasos suspensos, suportes de parede, treliças, ou até mesmo como jardim vertical, trazendo cor e vida para sua varanda.

Além da vantagem em ocupar pouco espaço, as plantas pendentes têm a capacidade de criar um ambiente aconchegante e harmonioso. Elas podem servir para criar privacidade, adicionam textura e profundidade ao espaço e além disso, formam um contraste visual interessante com as paredes e os móveis.

Sumário

5 Ideias de Plantas Pendentes para Varanda

Neste artigo, vamos falar sobre alguns dos melhores grupos de plantas pendentes para varanda, especialmente aquelas com espécies tropicais e que crescem bem tanto em sombra quanto em meia-sombra. Dê uma olhada nas nossas sugestões e escolha aquelas que mais se adequam às suas necessidades, de acordo com a quantidade de luz disponível.

1 – Imbé-Dourado (Philodendron ‘Lemon Lime’)

Philodendron ‘Lemon Lime’, plantas pendentes para varanda

Existem diversas variedades de filodendros, a maioria delas são semitrepadeiras, porém, outras podem ser cultivadas como pendentes. É o caso, por exemplo, do Imbé-Dourado, de origem híbrida, com folhagem verde-amarelada que causa um efeito extremamente decorativo. Ele prefere varandas semissombreadas e regas generosas.

2 – Imbé-Cipó (Philodendron quinquelobum)

Philodendron quinquelobum, plantas pendentes para varanda

Nativo da Amazônia, o Imbé-cipó é uma trepadeira de pequeno porte e por isso mesmo pode ser facilmente cultivada como planta pendente. Suas folhas tem um formato lindíssimo recortada ou lobada em 5 pontas e com nervuras na face. Ele tem um crescimento lento e seus ramos aceitam a condução uns sobre os outros para manter o tamanho adequado. Gosta de substrato com boa drenagem e regas regulares.

3 – Lágrima ou Brinco-de-Princesa (Fuchsia)

Lágrima ou Brinco-de-Princesa , plantas pendentes para varanda

A fuchsia tem muitas espécies resultantes de melhoramentos de plantas nativas sul-americanas. Em geral, elas são conhecidas popularmente como Brinco-de-princesa, entretanto, o seu nome científico possui um complemento que indica o “cultivar”. Como exemplo podemos citar a Fuchsia hybrida ‘Blue Eyes’. Ela tem a floração grande e dobrada com cores maravilhosas de vermelho e violeta. Essa é uma espécie para quem gosta de manter os cuidados diários pois exige um substrato constantemente molhado.

4 – Brinco-de-Princesa (Fuchsia hybrida ‘Swingtime’)

Fuchsia hybrida ‘Swingtime’, plantas pendentes para varanda

E se você gosta de plantas pendentes com flores, a outra opção é a Fuchsia hybrida ‘Swingtime’ com floração branca e vermelha. Esse Brinco-de-princesa atrai beija-flores e abelhas e pode ser cultivado tanto em meia-sombra como em sol pleno, caso sua varanda seja mais ensolarada. Entretanto, essa espécie prefere o clima de altitude mais ameno e com maior umidade da região Sudeste e Sul do Brasil.

5 – Columeia (Columnea gloriosa)

Columnea gloriosa, plantas pendentes para varanda

A Columeia é uma planta tropical nativa da Costa Rica que cresce em meia-sombra e sombra, produzindo flores espetaculares. Sua beleza permanece mesmo quando não está florida pois possui uma ramagem fina com folhas suculentas e aveludadas, com cor acinzentada na face superior e rosada no verso. Ela gosta de sombra muito bem iluminada e regas controladas. É uma planta muito sensível ao frio, sobretudo da parte mais ao sul do país.

Lembre-se sempre de que as necessidades de cada planta variam de acordo com o ambiente de cultivo. Fatores como o vento e a quantidade de luz solar, direta ou indireta afetam a forma de manutenção e a quantidade de regas. É importante pesquisar sobre as necessidades específicas de cada espécie e ajustar as condições de cultivo conforme o ambiente que você tem na sua varanda. 

Enfim, se sua varanda é daquelas que tem muito sol durante o dia, dê uma olhada nesse outro artigo onde falamos sobre 7 Plantas Pendentes De Sol Pleno E De Fácil Cultivo.

Veja Também:

Gostou das sugestões sobre as plantas pendentes para varanda? Então, você já tem alguma dessas espécies em casa? Compartilhe nos comentários com a gente e, logo em seguida deixe suas estrelinhas a seguir.

Esta publicação Plantas Pendentes para Varanda foi referenciada primeiro no blog Terragam.

Visited 29 times, 1 visit(s) today