Você está visualizando atualmente Plantas Que Gostam De Água

Plantas Que Gostam De Água

  • Categoria do post:Jardinagem / RDA

plantas que gostam de água, Alocasia portei

A maioria das plantas amolecem, ficam com folhas amareladas ou murchas em condições de excesso de água. Por outro lado, existem muitas espécies que são “bebedoras” vorazes. A maioria das plantas que gostam de água podem ser cultivadas em ambientes aquáticos. Outras preferem apenas um substrato com muita umidade.

Regar bem as plantas é um fator essencial, principalmente em um país como o nosso, com altas temperaturas. Mesmo durante o inverno, os raios solares fazem a preciosa água evaporar mais rapidamente. Se você tem um gramado em casa sabe como eles ficam se não oferecemos a irrigação adequada.

Separamos a seguir algumas espécies de plantas que gostam de água e precisam da alta umidade para se desenvolver e prosperar.

Sumário

Plantas que Gostam de Água

É sempre importante lembrar que as plantas em vasos e outros recipientes geralmente não têm a mesma exigência das plantas que estão no jardim. Além disso, dependendo do lugar onde elas são cultivadas, a quantidade de água pode variar bastante. Por exemplo, uma planta em ambiente interno, à sombra, têm menor necessidade de rega do que uma que está na varanda.

1 – Samambaias

Asplenium bulbiferum
Asplenium bulbiferum

Elas decoram há décadas as salas e varandas das nossas casas e apartamentos. Além disso, são uma excelente opção para espaços sombreados em jardins. As samambaias detestam o ar excessivamente seco. Como plantas tropicais, elas preferem elevados níveis de umidade relativa do ar.

Para manter sua samambaia em um ambiente mais úmido, prefira os vasos de plástico. Esses vasos permitem a retenção de umidade em torno das raízes por mais tempo.

O uso de umidificadores de ar nas estações mais secas do ano ajudam a manter a umidade ao redor da sua samambaia. Assim como também borrifadas frequentes nas folhas podem amenizar temporariamente a secura do ar.

Algumas opções de samambaias para o interior, que gostam de água, reúnem as espécies:

Asplenium: Samambaia-índica (A. bulbiferum), Samambaia-ninho-de-pássaro (A. nidus), Samambaia-micro-ondulada (A. nidus ‘Osaka’), Samambaia-plissada (A. nidus ‘Picatum’), entre outras.

Nephrolepis, como a Samambaia-americana (N. exaltata), Samambaia-paulista (N. cordifolia ‘Plumosa’), Samambaia-havaiana ou Marisa (N. exaltata ‘Marisa’) e a Samambaia-holandesa (N.Holandesa’).

2 – Inhame-Pintado (Schismatoglottis neoguineensis)

Plantas que gostam de água, Schismatoglottis neoguineensis
Schismatoglottis neoguineensis

O Inhame-pintado é indicado para vasos e jardineiras em ambientes tropicais e semissombreados. É uma planta que gosta de solos úmidos e que se multiplica muito facilmente. Ela chega em média a 50 cm de altura e suas folhas são verdes, variegadas e pintadas em tons de cor creme.

3 – Lírio-da-paz (Spathiphyllum)

Spathiphyllum cannifolium
Spathiphyllum cannifolium

Se você já teve um Lírio-da-paz em casa sabe como essa planta é sensível à falta de umidade. Em ambientes secos, suas folhas rapidamente “desfalecem” e a planta se torna toda murcha. Basta acrescentar água e em algumas horas ela volta ao seu esplendor.

Embora o Lírio-da-paz mais conhecido seja o Spathiphyllum wallisii, existem outras espécies irmãs que têm as mesmas características de necessidade de água. Por exemplo, o Spathiphyllum cannifolium, com folhas maiores, o Spathiphyllum ortgiesii, com numerosas nervuras na face das folhas e o Spathiphyllum floribundum, conhecido como Bandeirinha-branca.

O Spathiphyllum pode inclusive ser cultivado com a base dentro da água. São plantas mais indicadas para regiões tropicais ou subtropicais, pois são bastante sensíveis ao frio.

4 – Guaimbê-sulcado (Rhaphidophora decursiva)

Plantas que gostam de água, Rhaphidophora decursiva
Rhaphidophora decursiva

O Guaimbê-sulcado tem folhas belíssimas e enormes. É uma planta que pode facilmente chegar a mais de 5 metros de altura quando tem algum apoio. Ela prefere o cultivo à sombra de árvores e palmeiras. Gosta de locais com temperaturas altas e úmidos.

5 – Filodendros (Philodendron)

Philodendron verrucosum
Philodendron verrucosum

Os filodendros formam cerca de 500 espécies pertencentes às florestas tropicais e subtropicais. Se caracterizam por gostar de alta umidade no ar e temperaturas elevadas.

Em sua grande maioria, os filodendros são arbustos que se desenvolvem muito bem quando cultivados diretamente no solo. Mas sua apresentação e desenvolvimento se tornam espetaculares com a ajuda de um tutor para crescerem como trepadeiras.

Existe uma variedade enorme de formatos e cores de folhas. Os filodendros são plantas que se adequam facilmente a ambientes internos e de meia-sombra.

Algumas sugestões de filodendro para cultivo dentro de casa são:

  • Imbé-peludo (P. serpens): com pecíolo avermelhado e coberto por uma grossa camada de pelos. As folhas são largas e marcadas por nervuras.
  • Imbé-serrote (P. ‘Jungle Boogie’): tem folhas com superfície irregular e ondulada que confere um visual diferente e elegante.
  • Filodendro-lua-clara (P. ‘Moonlight’): suas folhas jovens são verde-claras ou amareladas. Mas mesmo as folhas mais antigas mantêm o tom mais claro no veio central. As folhas chegam a 30 cm e tem formato de seta.
  • Guaimbê-peludo (P. verrucosum): as folhas são largas e com desenhos marrom-avermelhados que riscam toda a superfície. É extremamente decorativa. Embora aprecie o solo úmido e boas regas, deve-se diminuir a quantidade de água no inverno.

6 – Alocasias (Alocasia)

Alocasia amazônica
Alocasia amazônica

As Alocasias são plantas caducifólias, ou seja, elas perdem suas folhas durante o período mais frio do ano. É quando deve-se suspender as regas para evitar a podridão das raízes. Entretanto, fora esse período, as Alocasias são espécies vigorosas, com folhas decorativas belíssimas e que gostam de muita água.

Contudo, há que se fazer uma diferença entre as outras espécies citadas aqui. As Alocasias, embora gostem de regas generosas, em sua maioria, elas precisam de espaço entre uma rega e outra. Assim, o melhor é oferecer água somente duas ou três vezes na semana.

Uma das grandes queridinhas do momento é a Alocasia amazônica ou Punhal-malaio, na verdade um híbrido que apresenta folhas recortadas em tom verde-escuro e com bordas e veios verde-claro. É um espetáculo em vasos, mas sobretudo quando entouceirada com suas muitas folhas agrupadas.

Outras sugestões de Alocasia, dentre as plantas que gostam de água, para você cultivar dentro de casa são:

  • Pulmão-de-aço (Alocasia cuprea): Tem um desenho interessante na sua folhagem que lembra as vértebras do peito, daí o nome sugestivo. Além disso, suas folhas tem um brilho metálico na face superior e são roxas na parte inferior. As folhas são largas e podem chegar a 40 cm de comprimento.
  • Inhame-zebrado (Alocasia zebrina): o mais interessante dessa espécie é que ela possui os pecíolos, parte que liga a folha ao caule, em tom claro e coberto por marcas e manchas amarronzadas, o que confere seu nome popular.
  • Inhame-costela (Alocasia portei): ela tem um caule longo e pecíolos também, que podem atingir mais de 1,4 m de altura. Isso realça suas folhas lanceoladas e recortadas. Seu cultivo em vasos e jardineiras limita o crescimento da planta que não se desenvolverá tanto como no solo.

7 – Musgo-vermelho (Selaginella erythropus)

Plantas que gostam de água, Selaginella erythropus
Selaginella erythropus

Essa é uma plantinha pré-histórica, que tem mais de 410 milhões de anos. Seu crescimento é bastante lento e exige um ambiente constantemente úmido. Não é à toa que ela é uma escolha certeira para terrários, aqueles potes de vidro fechados onde a umidade é constante.

O Musgo-vermelho não gosta de sol direto, preferindo o cultivo à sombra, porém com bastante luz indireta.

Enfim, como você pode ver, as opções de plantas que gostam de água são muitas. Citamos aqui apenas algumas espécies dentro de um universo enorme. Muitas delas são facilmente encontradas em Garden Center e floriculturas, outras talvez só estejam disponíveis através de lojas online.

Ao contrário do que apresentamos aqui existem também as plantas que precisam de pouca água e gostam de sombra, clique no link azul para conhecer.

Mesmo depois de adquirir sua planta sempre pesquise por seu nome científico para conhecer melhor os hábitos e cuidados específicos.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre as plantas que gostam de água? Que tal compartilhar com alguém que você conheça e que também gosta de molhar bastante suas plantas. Então, deixe suas estrelinhas e seu comentário no fim da página.

Esta publicação Plantas Que Gostam De Água foi referenciada primeiro no blog Terragam.

Visited 2 times, 1 visit(s) today